sexta-feira, 3 de junho de 2011

*Vitamina D (muito importante)



A vitamina D é um composto solúvel em solutos apolares (lipídios). A vitamina esta presente em ovos, peixes, leites e derivados e possui relação com os raios ultravioleta, por isso é necessária não somente a ingestão deste nutriente, mas também a exposição diária ao sol.
A vitamina D é responsável pela homeostase do cálcio e do fósforo, pelo controle da concentração de cálcio nos rins e no intestino. Estudos neuromusculares tem associado a vitamina D com ações que envolvem o transporte de cálcio, a síntese protéica e a velocidade da contração muscular.

Quando foi descoberta, a vitamina D possuía pelo menos onze substâncias com ação idêntica, diferenciando apenas na intensidade em combater o raquitismo. No entanto, apenas duas destas substâncias, as que são chamadas de vitamina D2 e vitamina D3 são estudadas. A vitamina D2(Ergocalciferol) e a vitamina D3(Colecalciferol) são compostos que podem ser obtidos por substancias provitamina .

Quando a pele está exposta aos raios ultravioleta (UVB),uma substância provitamina denominada 7-de-hidrocolesterol existente na epiderme e na derme é transformada em vitamina D3 .O 7-de-hidrocolesterol é um intermediário na síntese do colesterol.
 Quando o 7-de-hidrocolesterol se converte a vitamina D3, a vitamina ainda não está metabolicamente ativa, logo após essa transformação a vitamina D3 é transportada pela corrente sanguínea até chegar ao fígado. No fígado, as vitamina D sofre uma hidroxilação do carbono 25, tornando-se a 25-hidroxivitamina D [25(OH)D] ou calcidiol. A maioria da 25(OH)D produzida é armazenada no tecido gorduroso, seu principal reservatório.
A produção da 25(OH)D no fígado, além de ser rápida, sofre pouca regulação.Desta forma , seus níveis plasmáticos refletem a reserva corporal de vitamina D. Para se tornar ativa, a vitamina D necessita ainda de uma última hidroxilação na posição 1, que ocorre nas mitocôndrias dos túbulos contornados proximais do rim, sob ação da enzima 1-α hidroxilase, transformando-se em 1,25 dihidroxivitamina D [1,25(OH)2D]. Esta passagem renal, ao contrário da hepática, é estreitamente regulada por muitos fatores. A elevação plasmática do PTH e a diminuição do fosfato estimulam a atividade da 1-α hidroxilase. A 1,25(OH)2D retro-regula sua produção, inibindo a atividade da 1-α hidroxilase, o mesmo ocorrendo com a redução do PTH e a elevação do fosfato.

Observações:
PTH
Principal regulador da  secreção do PTH= próprio íon Ca
­­­ Ca++ sérico è ativa receptor-sensor do Ca++  è reduz síntese de PTH

¯¯¯ Ca++ sérico è dessensibiliza receptor-sensor do Ca++è aumenta síntese de PTH
O ­ vitamina D ¯ a secreção do PTH



25(OH)D = 25-hidroxivitamina D(calcidiol)
1,25(OH)2D = 1,25 dihidroxivitamina D (calcitriol)
Bibliografia
NELSON, David L.; COX, Michael M., Lehninger Princípios de Bioquimica  , 4ª edição, W. H. Freeman, 2005, ISBN 978-0716743392
TIRAPEGUI, JULIO.Vitaminas , cap. 05. In: Nutrição Fundamentos e aspectos atuais - 2 ed. - São Paulo: Editora Atheneu, 2006.
Imagens
Postado por : Jordanna Santos Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário