segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ômega 6


              Ômega 6 é um ácido graxo poliinsaturado, sendo que a primeira ligação dupla encontra-se no carbono 6, de acordo com a designação n, a qual a contagem é feita a partir da extremidade metil.


                                        Ácido linoléico (18:2 /ω6 / D 9,12)

Podemos encontrá-lo na linhaça, óleo de milho, óleo de soja, óleo de girassol, leite, ovos, carnes, lula, peixes especialmente de águas quentes, açafrão e nozes.

Benefícios para a saúde:
· Proteção contra hipertensão
· Combate o excesso de colesterol ruim
· Combate o excesso de glicose


Você sabia?!
O ácido araquidônico ou ácido eicosatetraenoico é um ácido graxo essencial poliinsaturado da família ômega-6,e está presente na membrana das células, e é o precursor na produção dos eicosanoides.
Pesquisadores do Instituto para Doenças Neurológicas Gladstone (Califórnia) observaram que o ácido araquidônico pode destruir células cerebrais e provocar o Mal de Alzheimer.No cérebro o ácido araquidônico é liberado pelos fosfolipídios por uma enzima chamada fosfolipase A2.
No artigo da revista Nature Neuroscience, pesquisadores constataram que o ômega-6 interferiu na membrana que protege o cérebro de toxinas; essa membrana age como um “filtro” e protege os neurônios de substâncias tóxicas que circulam no plasma sanguíneo. O resultado da pesquisa foi que as altas doses de ômega-6 destruiu células responsáveis pela memória nos ratos com doença de Alzheimer.
Nessa pesquisa foram constatados que ratos com Alzheimer tiveram um aumento do ácido araquidônico na área do cérebro chamada hipocampo (o centro das memórias) que é afetado imediatamente e de forma agressiva pela doença de Alzheimer.
Nos camundongos com Alzheimer, por engenharia genética, foram reduzidas as taxas da enzima fosfolipase A2 no organismo. Nesses animais, a remoção total ou parcial dessa enzima evitou ou diminui a velocidade dos déficits de memória e outras anormalidades comportamentais nos animais com Mal de Alzheimer.
Apesar dos resultados dessa pesquisa não se deve banir alimentos com ômega-6 da sua alimentação, pois os estudos não são evidentes ainda nos seres humanos, e também como vimos anteriormente ele proporciona vários benefícios para o organismo quando ingerido em quantidades equilibradas.

Referências Bibliográficas:

SHILS, MAURICE E; OLSON, JAMES A; SHIKE, MOSHE; ROSS, A. CATHARINE. Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. 9 ed. Volume 2
Imagem


                      Postado por Maria Isabel Reis Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário