segunda-feira, 23 de maio de 2011

Digestão e Absorção de Carboidratos

  • O início da digestão dos carboidratos acontece na boca. A enzima ptialina, também chamada de amilase salivar, é secretada pelas glândulas salivares. Esta enzima quebra as ligações alfa-14 entre as moléculas de glicose do amido e as hidrolisa até maltose e oligossacarídeos. Como o alimento passa pouco tempo na boca, este processo é incompleto, pois a amilase não consegue quebrar as ligações alfa 16 que existem entre as moléculas de glicose.
  • A amilase salivar continua atuando até chegar no estômago, onde sua ação é inibida pelo pH ácido.
  • Já no intestino delgado, a enzima amilase pancreática forma principalmente maltose, oligossacarídeos (dextrinas) e determinada quantidade de isomaltose.
  •  A maior parte da digestão de carboidratos acontece no intestino delgado (duodeno) e esta digestão ocorre não só no lúmen, mas também na borda em escova do enterócito, onde a enzima maltase transforma a maltose em duas glicoses. Nessa superfície epitelial há as enzimas sacarase (quebra as ligações alfa e beta 12), lactase (fornece glicose) e isomaltase (quebra as ligações alfa 16 da isomaltose), que atuam na quebra até chegar aos monossacarídeos dos seguintes substratos: sacarose, lactose e isomaltose. Após todas as etapas da digestão, encontramos os seguintes monossacarídeos: glicose,frutose e galactose, que podem ser absorvidos pelo enterócito.
  • A absorção é o transporte de moléculas do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea. Após a absorção, o fígado libera uma parte da glicose para a corrente sanguínea e o restante é armazenado na forma de glicogênio.  


Bibliografia:
  • http://www.sistemanervoso.com/pagina.php?secao=5&materia_id=223&materiaver=1 Acessado em 24/05/2011
  • Tirapegui, Julio- Nutrição: fundamentos e aspectos atuais/ Julio Tirapegui. – 2.ed.- São Paulo: Editora Atheneu, 2006.

Postado por: Gabriela Louise de Carvalho


15 comentários:

  1. Olá também sou aluna de nutrição da rede FTC e adorei esse resumo sobre digestão e absorção! Agora sim aprendi. rs' Ótimo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Também me ajudou bastante!! Valeu!!

    ResponderExcluir
  4. LIKEEEEEEEEEEEEEEEEE ME AJUDOU NO TRABALHO AQUI MUITO FODAAAA CONTINUE ASSIM

    ResponderExcluir
  5. Sou aluno de medicina veterinária, resumo bastante didático e fácil de entender, me ajudou bastante nas aulas de bioquímica.

    ResponderExcluir
  6. Sou estudante de Medicina Veterinaria e seu resumo foi perfeito !!!
    obrigada me ajudou demais !!!!

    ResponderExcluir
  7. min ajudou bastante esclareceu minha duvida . obrigado

    ResponderExcluir
  8. sou estudante de biomedicina

    ResponderExcluir