segunda-feira, 23 de maio de 2011

Digestão e Absorção de Carboidratos

  • O início da digestão dos carboidratos acontece na boca. A enzima ptialina, também chamada de amilase salivar, é secretada pelas glândulas salivares. Esta enzima quebra as ligações alfa-14 entre as moléculas de glicose do amido e as hidrolisa até maltose e oligossacarídeos. Como o alimento passa pouco tempo na boca, este processo é incompleto, pois a amilase não consegue quebrar as ligações alfa 16 que existem entre as moléculas de glicose.
  • A amilase salivar continua atuando até chegar no estômago, onde sua ação é inibida pelo pH ácido.
  • Já no intestino delgado, a enzima amilase pancreática forma principalmente maltose, oligossacarídeos (dextrinas) e determinada quantidade de isomaltose.
  •  A maior parte da digestão de carboidratos acontece no intestino delgado (duodeno) e esta digestão ocorre não só no lúmen, mas também na borda em escova do enterócito, onde a enzima maltase transforma a maltose em duas glicoses. Nessa superfície epitelial há as enzimas sacarase (quebra as ligações alfa e beta 12), lactase (fornece glicose) e isomaltase (quebra as ligações alfa 16 da isomaltose), que atuam na quebra até chegar aos monossacarídeos dos seguintes substratos: sacarose, lactose e isomaltose. Após todas as etapas da digestão, encontramos os seguintes monossacarídeos: glicose,frutose e galactose, que podem ser absorvidos pelo enterócito.
  • A absorção é o transporte de moléculas do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea. Após a absorção, o fígado libera uma parte da glicose para a corrente sanguínea e o restante é armazenado na forma de glicogênio.  


Bibliografia:
  • http://www.sistemanervoso.com/pagina.php?secao=5&materia_id=223&materiaver=1 Acessado em 24/05/2011
  • Tirapegui, Julio- Nutrição: fundamentos e aspectos atuais/ Julio Tirapegui. – 2.ed.- São Paulo: Editora Atheneu, 2006.

Postado por: Gabriela Louise de Carvalho


Um comentário:

  1. Olá também sou aluna de nutrição da rede FTC e adorei esse resumo sobre digestão e absorção! Agora sim aprendi. rs' Ótimo trabalho

    ResponderExcluir