quarta-feira, 18 de maio de 2011

Introdução às vitaminas

O nome vitamina significa amina da vida, portanto as vitaminas são compostos orgânicos, constituídos por três principais átomos carbono, hidrogênio e nitrogênio. 
As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do o corpo humano, pois elas estão envolvidas nas principais vias metabólicas na forma de coenzimas. Alem disso são precursoras de outros compostos.
As vitaminas são moléculas que podem ser facilmente alteradas por mudanças de temperatura, pH e também por armazenamento prolongado.
Na maioria dos compostos inclusive nas vitaminas, são estudados sua capacidade de solubilizar em água ou em alguma outra molécula. No caso das vitaminas, existem as que são capazes de se solubilizar em água, que são denominadas hidrossolúveis e as que são capazes de se solubilizar em lipídios que são denominadas lipossolúveis.

 Vitaminas Lipossolúveis
 As vitaminas lipossolúveis são solventes orgânicos apolares.
As vitaminas lipossolúveis são digeridas juntamente com os lipídios, portanto também serão transportadas por grupos prostéticos denominados lipoproteínas plasmáticas. Após a digestão irão para os tecidos onde serão utilizadas principalmente como coenzimas. 
As coenzimas atuam como aceptores de átomos ou grupos funcionais retirados do substrato em uma dada reação e como doadores destes mesmos grupos ao participarem de outra reação, portanto coenzimas são transportadoras de determinados grupos.
  
Vitaminas Hidrossolúveis
 As vitaminas hidrossolúveis são compostos solúveis em água. A sua absorção é realizada pelo intestino e logo após é transportada pela corrente sanguínea até os tecidos que  as utilizaram.
São componentes das coenzimas, sendo, portanto de grande importância para atividade enzimática das reações metabólicas.
O excesso de vitaminas hidrossolúveis é excretado através da urina e raramente provocam efeitos danosos para o corpo.

Bibliografia eletrônica

Bibliografia
Bioquímica básica do Bayardo Baptista Torres e da Anita Marzzoco
Princípios de Bioquímica do Lheningner

Postado por: Jordanna Santos Monteiro

Um comentário: