É existente no corpo em duas formas: como cristais de fosfato de cálcio participando do processo de mineralização dos ossos e dos dentes, e em sua forma iônica participando da contração muscular, transmissão de impulsos nervosos, transporte iônico e transmissão de sinais pelas membranas. O cálcio também é importante na coagulação sanguínea e no funcionamento do tecido nervoso.
O cálcio é mais solúvel em meio ácido. Sendo assim, o cálcio proveniente da dieta que chega ao estômago (associado com outros compostos) é dissociado para sua absorção no intestino.
A vitamina D possui um papel importantíssimo na absorção de cálcio. Essa vitamina lipossolúvel é transportada até o fígado onde é ativada e transportada para os rins. Nos rins a vitamina D é transformada em um hormônio necessário para a produção da enzima que participa no transporte de cálcio pelo intestino delgado (a fosfatase alcalina) e também para a produção da proteína de ligação do cálcio nas células intestinais. Assim sendo, a deficiência de vitamina D acarreta no prejuízo da mineralização óssea e em doenças nos ossos.
Como fontes de vitamina D2 temos o leite, os cereais, pães e peixes (atum, sardinha, salmão...). A vitamina D3 é proveniente do sol e é mais facilmente absorvida, por isso é considerada a forma mais benéfica ao corpo.
Fontes:
TIRAPEGUI, JULIO. Minerais, cap. 06. In: Nutrição Fundamentos e aspectos atuais - 2 ed. - São Paulo: Editora Atheneu, 2006.
http://www.fisiologia.kit.net/bioquimica/mm/mm.htm. Acesso em 25/05/2011
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/vitaminas-d-vitamina-d2-d3.html. Acesso em 25/05/2011
http://www.copacabanarunners.net.vitamina-d.html/. Acesso em 25/05/2011
Imagens:
www.azomite.com.br/imgs/pyramid_dairy.jpg. Acesso em 25/05/2011
Postado por: Letícia Pacheco
Nenhum comentário:
Postar um comentário