domingo, 29 de maio de 2011

*Ovo-lacto- vegetarianismo

           Os ovo-lacto-vegetarianos não comem carne vermelha, peixe, frutos do mar e aves, mas incluem em sua dieta ovos, leite e derivados, legumes, verduras, frutas, nozes, grãos e cereais. A ingestão de ovos e leite pode diminuir as chances da pessoa ter alguma deficiência nutricional.
O ovo tem alto valor biológico, ou seja, possui todas as proteínas essenciais e a quantidade necessária de aminoácidos essenciais que possibilitam o funcionamento e o desenvolvimento do corpo. São também excelente fonte de vitamina A, B12, E, e minerais como o fósforo e o zinco. No ovo também tem luteína, zeaxantina e colina. Contém vitamina D, que é importante para a fixação de cálcio, que normalmente é obtida do sol. Nesta tabela há mais nutrientes:

Ovo cru                                                                                              
 
Quantidade
1 ovo
Água (%)
75
Calorias
80
Proteína (g)
6
Gordura (g)
6
Ácido Graxo Saturado (g)
1,7
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)
2,2
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)
0,7
Colesterol (mg)
274
Carboidrato (g)
1
Cálcio (mg)
28
Fósforo (mg)
90
Ferro (mg)
1
Potássio (mg)
65
Sódio (mg)
69
Vitamina A (UI)
260
Vitamina A (Retinol Equivalente)
78
Tiamina (mg)
0,04
Riboflavina (mg)
0,15
Niacina (mg)
Traços
Ácido Ascórbico (mg)
0

         O leite é uma ótima fonte de cálcio e vitamina D. Contém todos os aminoácidos essenciais e em quantidades adequadas. É uma excelente fonte de sais minerais essenciais para os indivíduos jovens. O potássio do leite é recomendado para pessoas hipertensas. Há também vitamina A, K, fósforo. Apresenta ferro, mas em pequenas concentrações. Magnésio que ajuda o desempenho de algumas enzimas realizando a função de coenzimas, exerce também um papel no importante mecanismo sódio e potássio. A tabela mostra mais nutrientes, que são encontrados no leite.


Leite Integral                                                                               
Quantidade
1 xícara
Água (%)
88
Calorias
150
Proteína (g)
8
Gordura (g)
8
Ácido Graxo Saturado (g)
5,1
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)
2,4
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)
0,3
Colesterol (mg)
33
Carboidrato (g)
11
Cálcio (mg)
291
Fósforo (mg)
228
Ferro (mg)
0,1
Potássio (mg)
370
Sódio (mg)
120
Vitamina A (UI)
310
Vitamina A (Retinol Equivalente)
76
Tiamina (mg)
0,09
Riboflavina (mg)
0,4
Niacina (mg)
0,2
Ácido Ascórbico (mg)
2

A dieta ovo-lacto-vegetariana se aproxima da dieta ideal. O ovo-lacto-vegetariano pode não ter problemas de pressão alta, pois possui uma dieta bastante equilibrada, hipolipídica, rica em frutas, hortaliças, e laticínios de baixo teor de gordura. O ovo-lacto-vegetariano tem o sistema imunológico mais forte. O leite e o ovo contêm cálcio, que é bom para a formação e manutenção de ossos e dentes, e também de vitamina D que fixa o cálcio, então previne a osteoporose. Tem uma boa memória, por causa da fosfatidilcolina, serina, e vitamina B12. A luteína do ovo previne a degeneração macular. E a lecitina, também do ovo, impede que o colesterol se deposite nas artérias. A vitamina A é boa para a pele e a visão. O leite ajuda na cicatrização. Esse vegetariano pode não ter diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade e problemas intestinais.


Bibliografia

Postado por: Beatriz Freitas

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria. Sou ovolactovegetariana há 2 meses...Não poderia ter tomado decisão melhor.A carne não me faz falta definitivamente. Ouvi zombarias de familiares de que eu não iria aguentar ficar sem carnes! Meus cabelos não caem mais, minhas unhas não quebram, devido ao Enxofre contido nos ovos. Não sei mais o que é ficar gripada ou ter infecções, disposição física e mental 100%....E o melhor: poder contribuir para a diminuição do sofrimento dos animaizinhos, assisti vários vídeos em abatedouros e fiquei chocada! Carne nunca mais, foi uma decisão abençoada.

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