terça-feira, 28 de junho de 2011

*Selênio

O selênio é um micromineral essencial e está relacionado à atividades enzimáticas e funções metabólicas, sendo necessário para a prevenção de várias doenças. Sua principal atividade biológica é fazer parte da enzima glutationa peroxidase, que é necessária para a ativação da glutationa reduzida. Por meio do desdobramento de peróxidos, a glutationa reduzida protege os lipídeos de membrana contra a oxidação.


Sendo assim, o selênio possui funções antioxidantes , convertendo compostos tóxicos em atóxicos.  

As formas orgânicas do selênio são a selenocisteína  e a selenometionina. As proteínas que possuem essas formas em sua composição são designadas selenoproteínas. A selenometionina é incorporada à proteína substituindo-se a metionina aleatoriamente. Já a selenocisteína não é incorporada ao acaso. O UGA, que é um dos três códons de terminação (não codificam nenhum aminoácido), é o sinal usado para a incorporação da selenocisteína na cadeia polipeptídica.

Temos como fontes de selênio os frutos do mar, leite e derivados, ovos, cereais integrais e a castanha-do-pará, que é a principal fonte. Uma unidade de castanha-do-pará possui a quantidade suficiente que precisamos de selênio por dia, sendo que esse mineral é recomendado em 70 microgramas/dia para o homem, e em 55 microgramas/dia para a mulher.


Fontes:

http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0607/selenio/efeitoxico.html Acesso em 15/06/2011
Imagens:
http://www.not1.com.br. Acesso em 28/06/2011
http://www.alimentesecomsabedoria.blogspot.com Acesso em 20/06/2011

Postado por Letícia Pacheco

Um comentário:

  1. Compre mais barato, de forma segura e direto dos Estados Unidos

    100 mcg
    Now Foods, Selenium (L-Selenomethionine), Yeast Free, 100 mcg, 250 Tablets
    http://iherb.com/p/813?at=0&rcode=ofe378

    ResponderExcluir