São doenças caracterizadas por falhas na mineralização óssea. O raquitismo ocorre quando existe uma diminuição da mineralização da placa epifisária de crescimento, já a osteomalacia ocorre quando há diminuição da mineralizaçao do osso cortical e trabecular, com acumulo de tecido ósseo pouco mineralizado ou sem mineralização. Na maioria das ocasiões, as duas doenças ocorrem associadas. A osteomalacia permanece mesmo após o fechamento da cartilagem epifisária, no termino do crescimento.
Uma das principais falhas na mineralização óssea ocorre quando a concentração extracelular de cálcio e fósforo é inadequada, que pode ser causada por falha nos mecanismos realizados pela vitamina D, impedindo que a absorção de cálcio e fósforo seja favorável a manutenção óssea.
Raquitismo dependente de vitamina D tipo I
Esse caso especial do raquitismo é determinado por uma falha genética. A falha genética ocorre durante a mutação no gene que codifica a enzima 1α hidroxilase, que é a responsável pela conversão de 25(OH)D em 1,25(OH)2D.
Por causa da redução da síntese de 1,25(OH)2D a absorção intestinal de cálcio estará diminuída, e como conseqüência disso teremos uma hipercalcemia e um hiperparatiroidismo secundário, o que causará também uma hipofosfatemia.
Raquitismo dependente de vitamina D tipo II
Esse caso é difícil de ocorrer, pois é uma resistência tecidual a forma ativa da vitamina D(1,25(OH)2D), causada por mutações no gene receptor da vitamina D o que causa a maioria das particularidades. As particularidades são concentração sérica de 1,25(OH)2D muito reduzida, porém a concentração sérica de cálcio ,PTH e 25(OH)D está normal.
Bibliografia
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27301999000600012&lang=pt Acessado em 01/06/2011
Imagens
http://www.sibnf.org/?p=426 Acessado em 03/06/2011
http://www.miperiodicodigital.com/edicion2010/articulo.php?id=2941 Acessado em 03/06/2011
Postado por: Jordanna Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário