quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vitamina B2 (Riboflavina)- muito importante

Vitamina B2 é modestamente solúvel em água. A vitamina esta presente no leite, carne, peixes e vegetais de cor verde-escura.A riboflavina proveniente desses alimentos está na forma de coenzimas flavina adenina dinucleotídeo (FAD) e flavina mononucleotídeo (FMN) ligadas a proteínas. No entanto, quando o bolo alimentar chega ao estômago, o meio ácido propicia a liberação das coenzimas. As coenzimas livres sofrerão a ação das pirofosfatases e fosfatases, presentes no intestino delgado, levando à liberação da riboflavina.

Interconversão das formas ativas da vitamina B2. A absorção da vitamina B2 ocorre pela ação da flavoquinase (FK) da célula intestinal sobre a riboflavina, que trasforma esta última em FMN - o qual é, a seguir transformado em FAD pela FAD sintase.  Assim, a normalização dos níveis de FAD (evidenciada tanto pela dosagem direta do FAD no plasma quanto pela normalização do EGR-AC) através de doses elevadas de riboflavina (mas não pelo conteúdo normal de riboflavina na dieta) indica que o passo metabólico limitante é aquele mediado pela FK, e não o mediado pela FAD sintase. A administração de doses elevadas de riboflavina representa um aumento da concentração do substrato da FK, indicando que o defeito enzimático responsável corresponde a uma baixa afinidade da FK pelo seu substrato [Anderson et al, 1994].
Imagem e legenda:
A vitamina B2 em forma de coenzima é carreadora de elétrons participando das principais reações de oxido redução. Sendo fundamental no metabolismo de lipídios (β- oxidação de ácidos graxos) como aceptor de elétrons e na  degradação de drogas e de outros compostos químicos  via sistema de hidroxilação microssomal.
A ingestão inadequada de riboflavina pode levar a distúrbios no metabolismo intermediário. Estudos realizados em ratos comprovam que a deficiência na vitamina está associada a uma redução na atividade da succinato desidrogenase o que pode afetar na produção de energia através da fosforilaçao oxidativa.  Além disso, a deficiência na vitamina também está correlacionada com o metabolismo da tiroxina (T4),o que pode levar a patologias metais e endócrinas.
A vitamina B2(Riboflavina) é um componente das lentes do olho humano e que apresenta uma atividade fotossensibilizadora muito forte quando exposta à luz.Estudos realizados em animais alimentados com dietas pobres em riboflavina  relataram casos de vascularização e  opacidade na córnea e até mesmo cataratas. Isso também leva a crer, que fotorreceptores dependentes de riboflavina (criptocromos) desempenham uma papel importante na adaptação ao escuro e, portanto, a dieta de riboflavina poderia influenciar na adaptação ao escuro através desses fotorreceptores por interação com a vitamina A ou de forma independente.

Bibliografia
Imagens
 Postado por: Jordanna Monteiro

3 comentários:

  1. Muito interessante
    mas e o pequi? Quem tem cirrose hepatica pode coemr pequi?

    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Não podemos consultar um nutricionista.

    Quem tem cirrose hepatica e Hepatite B pode comer pequi?

    ResponderExcluir
  3. massa demais 0/ principalmente por citar as referencias possibilitando assim obter informações mais completas caso seja do nosso interesse =D parabens e obrigada :)

    ResponderExcluir