domingo, 29 de maio de 2011

Ácidos Graxos Essenciais


Ácidos Graxos Essenciais são poliinsaturados que não podem ser sintetizados pelo o organismo a partir da enzima de acetil-coenzima A, e portanto, devem ser adquiridos através da nossa dieta. Existem dois Ácidos Graxos essenciais, são eles: ômega-3 (ácido linolênico) e ômega-6 (ácido linoléico). Os ácidos linoléicos (18:2;n-6) e alfa-linolênico (18:3n-3) são necessários para manter sob condições normais as membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos. Esses ácidos graxos também participam da transferência do oxigênio atmosférico para o plasma sangüíneo, da síntese da hemoglobina e da divisão celular.
Observação:         
·         Nomenclatura dos ácidos graxos: Cn : X ω-Y
                    Ex. ácido linoléico C18:2 ω-6
 n = número de carbonos;
X = número de duplas ligações;
ω = contagem da 1ª dupla ligação a partir da extremidade metil;
Y = número do carbono 1ª dupla ligação .
·         Posição da dupla ligação:

        - ω ou D
                    ω: contagem em relação a extremidade metil
                    D: contagem em relação a extremidade carboxila


Ômega 3



É um ácido graxo poliinsaturado, em que a dupla ligação está no terceiro carbono a partir da extremidade oposta à carboxila. Podem ser de origem vegetal (Ácido Alfa Linolênico), ou animal produzido por algumas espécies de peixes (Ácido  Docosahexaenóico e Ácido Eicosapentanóico). 

                                Figura:Ácido alfa-linolênico(ALA)  18:3 /ω3 / D 9,12,15




Podemos encontrá-lo nas nozes, castanhas, peixes especialmente de águas frias, rúcula e nos óleos vegetais, como azeite, canola, soja e milho. Os ácidos graxos ômega 3 (W -3) trazem muitos benefícios para a saúde , já que têm um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer de cólon e doenças imunológicas, e são de vital importância no desenvolvimento do cérebro e a retina. Os principais alimentos nos que se pode encontrar uma maior quantidade de ômega 3 (EPA e DHA) são os peixes, moluscos, crustáceos e algas.

IMPORTANTE:
O ômega 3 é essencial para o funcionamento de dois órgãos importantíssimos: o cérebro e o coração. No coração, ele diminui o risco de ataques cardíacos, pois ele evita que as gorduras ruins (hidrogenadas e as saturadas) se fixem nos vasos sanguíneos, fazendo assim com que eles se entupam, causando os ataques cardiovasculares. Já o cérebro é constituído de 20% de gordura, então é importante o consumo de ômega 3 para deixá-lo ativo, em sua deficiência o cérebro funciona lentamente causando assim a falta de memória.Mas é muito bom ressaltar que o excesso de ômega 3 retarda a coagulação sanguínea e o necessário de consumo são 10% do valor calórico total do dia.

Você sabia?! 
A alimentação dos esquimós é feita à base de peixes e animais marinhos e é excessivamente rica em gorduras e proteínas,consomem pouca Vitamina C, fibras e hidratos de carbono. Sendo assim eles deveriam apresentar alta mortalidade, principalmente por doenças cardiovasculares não é?Só que pesquisas comprovaram que os esquimós da Groenlândia, são neste aspecto um dos povos mais saudáveis que se conhece. O motivo é que sua alimentação consistia em peixes ricos em ômega-3.

Referências Bibliográficas:

SHILS, MAURICE E; OLSON, JAMES A; SHIKE, MOSHE; ROSS, A. CATHARINE. Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. 9 ed. Volume 2.






Imagens:


Postado por: Maria Isabel Reis


              


Um comentário:

  1. Obrigada, seu texto me ajudou muito para estudar para uma prova de Bioquímica da faculdade! Parabéns!

    ResponderExcluir