segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dislipidemia

Descrição da doença
A dislipidemia é caracterizada por uma elevação nas taxas de lipídios na corrente sanguínea. Além da origem genética a dislipidemia pode ser adquirida também através de uma alimentação inadequada, que apresente uma grande quantidade de gorduras e colesterol. Estilo de vida sedentário, tabagismo e alcoolismo também colaboram para o surgimento dessa doença. Existem dois tipos de dislipidemia:
1-Dislipidemia primária: esse tipo é de origem genética, causada por uma desorganização na síntese e degradação de lipídios.  
2-Dislipidemia secundária: pode surgir em consequência do uso de alguns medicamentos, (por exemplo, os betabloqueadores) ou como conseqüência de hábitos de vida inadequados.
Diagnóstico da doença
É bom lembrar que na maioria das vezes a dislipidemia é assintomática, dessa forma o diagnóstico é realizado através de exames laboratoriais. Aspectos como qualidade de vida, antecedentes familiares e uso frequente de medicamentos devem ser levados em consideração para a determinação do tipo de dislipidemia.
Prevenção da dislipidemia
·   Aumentar o consumo de alimentos que contenham ômega 3 ,pois eles auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim(LDL) na corrente sanguínea (e isso pode ser visto no post de ômega 3!);
·   Redução do consumo de gordura que possuem altos níveis de colesterol;
·   Aumento do consumo de fibras e vegetais, pois eles reduzem o colesterol;
·   Praticar atividade física regularmente - além de evitar a obesidade, previne a formação de placas de gordura.
Consequências da doença
A dislipidemia aumenta o índice de doenças cardiovasculares devido à deposição de colesterol no interior das artérias. O aumento dos níveis de triglicerídeos pode ocasionar pancreatite aguda além de doenças cardiovasculares.
Tratamento da doença
O tratamento da doença pode ser realizado através de mudanças no estilo de vida – evitar o alcoolismo, tabagismo e sedentarismo; alimentar-se corretamente entre outros. Existem alguns tratamentos medicamentos que podem ser utilizados no tratamento da doença. Quando não se consegue atingir as metas lipídicas com as medidas de mudança no estilo de vida, está indicado o tratamento com medicamentos.

Referências Bibliográficas


                                                                    Postado por Maria Isabel Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário